waiting times

Hospital Particular Alvor

00h01m

Atendimento Urgente

Hospital Particular Gambelas

00h07m

Atendimento Urgente

00h00m

Pediatria

Hospital Particular da Madeira

00h52m

Atendimento Urgente

00h00m

Pediatria

Madeira Medical Center

00h00m

Atendimento Urgente

News

SCREENING OF COLUMN CANCER

O Hospital Particular do Algarve realizou no passado Sábado, dia 21 de Setembro, os primeiros rastreios do Cancro Colo-Rectal, nas unidades de Gambelas (Faro) e AlgarveShopping (Guia).

Na atualidade não existe nenhum programa de rastreio do Cancro Colo-Rectal a decorrer no Algarve pelo que esta iniciativa deverá ser encarada como uma oportunidade e um contributo para a melhoria das condições de saúde das populações. 
 
Nesse sentido, o Hospital Particular do Algarve continuará nos próximos meses a realizar este rastreio nas suas unidades, com datas e locais a anunciar oportunamente.
 
O benefício do rastreio do Cancro Colo-Rectal fundamenta-se no facto desta doença apresentar elevadas taxas de incidência e prevalência, e através da realização do mesmo, associar-se uma diminuição significativa da morbilidade/mortalidade e incidência nesta patologia.
 
O Cancro Colo-Rectal é o cancro mais frequente do tubo digestivo e é a terceira forma de cancro mais prevalente a nível mundial, sendo responsável por mais de 500.000 óbitos/ano. A sua incidência está a aumentar na Europa, designadamente em Portugal, sendo a primeira causa de morte por cancro no nosso país.
 
Tendo em conta estes elementos e sabendo que o Cancro Colo-Rectal apresenta uma sobrevida global aos 5 anos que não ultrapassa os 50%, para além dos custos inerentes à terapêutica, incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia, é óbvio o benefício da prevenção secundária desta patologia que se baseia na realização de exames de rastreio que permitem detetar lesões precoces ou precursoras, facilmente tratáveis.
 
 

Sobre o Rastreio do Cancro Colo-Rectal


 
Rastreio


 
Os exames mais frequentemente preconizados como método de rastreio do CCR incluem a Pesquisa do Sangue Oculto nas Fezes (PSOF), a Fibrossigmoidoscospia Flexível e a Colonoscopia Total.
 
O rastreio deve ser direcionado à população com risco padrão, isto é, indivíduos com idade superior a 50 anos, sem história familiar ou pessoal de CCR; e à população de risco aumentado com idade igual ou superior a 40 anos, que tenham 1 ou mais parentes de 1º grau com história de adenomas do cólon ou CCR, ou que tenham pelo menos 2 parentes de 2º grau afetados por adenomas do cólon ou CCR, até à idade limite de 75 anos.
 


 
Método de Rastreio


 
A PSOF baseia-se no facto de os adenomas e CCR causarem perdas hemáticas microscópicas, detetáveis por este método, antes de se tornarem clinicamente evidentes. Os principais fatores limitantes deste método residem na sua elevada sensibilidade e reduzida especificidade, implicando a realização de endoscopia digestiva no caso de serem positivos.
 
A Colonoscopia Total representa teoricamente o método de eleição para rastreio do CCR, já que permite a visualização de todo o cólon e, se necessário, a remoção das lesões percursoras – pólipos – ou a realização de biópsias. Todavia apresenta como limitações o facto de se tratar um exame invasivo associado a uma taxa de complicações superior aos outros métodos de rastreio e implica uma preparação prévia de limpeza intestinal, que pode ser desconfortável para o indivíduo rastreado, podendo implicar por este motivo uma menor adesão da população a este método de rastreio.
 
A Fibrossigmoidoscopia Flexível é um método endoscópico de observação directa, que permite avaliar com eficácia a zona onde se situam a maioria das lesões percursoras e está associada a uma redução de 60 a 80% da mortalidade por CCR na área observada. Tem como vantagem ser um exame de rápida execução, com mínimo desconforto para o examinado e que requer uma preparação de limpeza intestinal mais simples comparativamente com a preparação para a Colonoscopia Total. Apresenta como principais limitações o facto de não observar a totalidade do cólon, e implicar a realização da Colonoscopia Total no caso de serem identificados pólipos.
 

 

Protocolo de Rastreio

 
O método de rastreio a implementar será a realização de Fibrossigmoidoscopia Flexível dirigida à população de risco padrão com idade igual ou superior a 50 anos de idade, e à população de risco aumentado com idade igual ou superior a 40 anos. A preparação para o exame consiste na aplicação de 1 enema (Enema Fleet®) cerca de 1 a 2 horas antes da endoscopia. O exame será validado quando se obtém uma observação de 40 cm ou mais a partir da margem anal. Todos os indivíduos rastreados que apresentem um exame sem pólipos, serão indicados para repetição do rastreio 5 anos após o primeiro exame. Todos os indivíduos que apresentem pólipos, serão referenciados para Colonoscopia Total para remoção dos mesmos e para identificação/remoção de outros pólipos que possam ser identificados. Os pólipos removidos serão objecto de análise anatomo-patológica e, dependendo das características histológicas dos pólipos removidos serão referenciados para exame de controlo de acordo com o seguinte protocolo:
 

a) Pólipos hiperplásicos »» Rastreio 5 anos depois;
b) Adenomas com displasia de baixo grau »» Colonoscopia Total 3 anos depois;
c) Adenomas com displasia de alto grau / 5 ou mais pólipos »» Colonoscopia Total 1 ano depois;
d) Adenomas com focos de adenocarcinoma / Adenocarcinoma »» Estadimento para decisão terapêutica.

 
Os exames de estadiamento incluem análises clínicas (hemograma, coagulação, VS, função renal, ionograma, glicémia, albumina, transaminases, bilirrubina, LDH, CEA e CA 19.9), TC abdomino-pélvico, Raio-X tórax e ECG (12 derivações).
 
A idade limite para acesso ao rastreio é de 75 anos, após esta idade, preconiza-se a realização de uma Colonoscopia Total.

22, September 2013